Palestrantes

Prof. Dr. Claudio Scapinello

O professor Cláudio Scapinello foi professor na Universidade Estadual de Maringá, dedicando anos de sua vida e a sua carreira em prol da cunicultura brasileira, deixando um legado com mais de 120 artigos publicado, além de livros e palestras, sem dúvida, ainda hoje, um dos maiores nomes da área. Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1984) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Também realizou estágio em nível de Pós-Doutorado na Station de la Recherche Cunicole do INRA (Institute National de la Recherche Agronomique) – Toulouse- França no período de Outubro/ 1998 a Dezembro/1999. Foi professor da área de não ruminantes da Universidade Estadual de Maringá desde fevereiro de 1979 até 2014.


 

Prof. Walter Motta Ferreira

É graduado em Zootecnia pela UFRRJ em 1977, possui Especialização em Produção Animal pela UFMG em 1982 e Mestrado em Zootecnia pela mesma universidade em 1983. Concluiu o Doutorado em Ciência Animal pela Universidad Politécnica de Madrid em 1990 e o Pós-Doutorado na área de Nutrição Animal pela Universidad Politécnica de Valencia em 2000. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Zootecnia, American Branch of World Rabbit Science Association, Associação Científica Brasileira de Cunicultura, Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação e Avaliador Institucional e de Cursos de Zootecnia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, Membro de Comitê Editorial da Revista da Facultad de Agronomia – Universidad Nacional de Colombia e Editor Científico Associado da Revista Brasileira de Zootecnia da SBZ, exerceu a chefia do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG. Participa da Câmara de Animais de Estimação do Ministério da Agricultura e no âmbito acadêmico, coordena projetos de pesquisa relacionados as orientações de estudantes de mestrado, doutorado, iniciação científica e de pós-doutorandos. Atua na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação de Animais Não Ruminantes de Ceco e Cólon funcionais e Produção de Coelhos. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 300 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos.


 

Prof. Luiz Carlos Machado

Iniciou suas atividades no CESAM, Centro Salesiano do Menor e após cursou Química Industrial pelo CEFET-MG (1996). Graduou-se em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003), fazendo, após, mestrado e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006/2010) e pós doutorado pela Universidade Politécnica de Valencia – Espanha (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí, atuando nas áreas de nutrição de não ruminantes, análise e controle de qualidade dos alimentos para animais, formulação de ração e suplementos, cunicultura, etologia e bem-estar animal e metodologia científica. Atualmente é coordenador do curso de graduação em Zootecnia do IFMG bambuí, secretário/tesoureiro da Associação Americana de Cunicultura (AB-WRSA), secretário da ACBC, editor chefe da Revista Brasileira de Cunicultura (RBC), Idealizador e apresentador do Canal Dr Cuni no Youtube, Idealizador do Boletim de Cunicultura, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Cunicultura (GPECU) e webMaster das páginas web da ACBC e RBC.


 

Prof. Leandro Dalcin Castilha

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), graduação em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Zootecnia da UEM, onde ocupa a cadeira de Nutrição Animal (Monogástricos). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Determinação de exigências nutricionais e Avaliação de alimentos para animais monogástricos.


 

Médica Veterinária Dra. Gisele G. Stein

Gisele G. Stein – Médica Veterinária formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Patologia Clínica Veterinária com ênfase em roedores silvestres, Doutora em Patologia clínica com ênfase em reprodução de papagaios e Pós-graduada em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens. Membro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS.
Fez um aprimoramento de sua profissão no Broward Avian and Exotic Animal Hospital na Flórida e também no Zoológico de Los Angeles – EUA. Foi professora da disciplina de Tópicos Avançados em Animais Silvestres na Universidade do Oeste de Santa Catarina.  Atualmente é proprietária e médica veterinária da clínica Pet Fauna, Porto Alegre-RS, trabalha com clínica de cães , gatos e animais silvestres. É professora de Animais Silvestres no CPEA, Porto Alegre-RS


 

Profa. Geni Salete Pinto de Toledo

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1984), Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (1988) e Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Exigências Nutricionais dos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: frangos de corte, recria, poedeiras, matrizes de corte e criação de coelhos.


 

Prof. Dr. Milene Puntel Osmari

Zootecnista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Mestre em Zootecnia pela mesma instituição (2010), com ênfase em Produção Animal e Forragicultura. Doutora em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (2013), na área de Nutrição de Ruminantes. Desenvolveu parte do doutorado no exterior (Sanduíche) durante 6 meses entre 2012-2013, na University of Kentucky, trabalhando com balanço de energia em bovinos. Pós-Doutora em Zootecnia (PNPD) sob supervisão do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá e integrante do Grupo de Pesquisas em Silagens e Fenos (GESF). Atualmente é Professora Adjunta I do Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campi de Florianópolis. Atua principalmente nas seguintes áreas: confinamento, desempenho e análise de carne e carcaça de ruminantes, avaliação e conservação de forragens, análises microbiológicas de alimentos e digestibilidade dos nutrientes em dietas para bovinos e ovinos.


 

Eng. Agro. Sebastião Ferreira Magagnin

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente é engenheiro agrônomo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área rizicultura, fruticultura e Zootecnia, com ênfase em Produção de aves e suínos, coordenador da Fazenda Experimental da Ressacada da Universidade Federal de Santa Catarina.

 


 

Zootecnista e Chefe de Gastronomia Arthur Reitz

Arthur Reitz é zootecnista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e chefe de cozinha formado pelo Instituto Federal de Santa Catarina.