Trabalhos Científicos

Os resumos serão corrigidos por pares e os aprovados serão publicados na Revista Brasileira de Cunicultura em uma edição especial.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Modelo de resumo cientifico.docx

Normas para submissão dos trabalhos ECSC.pdf

O prazo final para submissão dos trabalhos será até as 23:59h (horário de Brasília) do dia 03/03/2019.

 Serão aceitos 02 trabalhos por inscrição com até 08 autores por trabalho. Nas modalidades de: resumos científicos, relato de caso e/ou revisões de literatura. O trabalho SOMENTE será aceito EM FORMATO WORD (.docx/.doc)

Relatos de caso e artigos científicos com a utilização de animais deverão apresentar o número de aprovação do comitê de ética animal (CEUA) correspondente

Caso o trabalho seja rejeitado, não haverá a devolução do valor empregado na inscrição do evento.

Somente após o pagamento da inscrição é que a submissão estará concretizada, portanto, o autor que submeter os trabalhos deverá estar com inscrição paga até a data limite de envio.

Os pareceres da Comissão Científica serão proferidos, INAPELAVELMENTE, contemplando-se as seguintes condições: 1. APROVADO, 2. APROVADO COM CORREÇÕES, ou 3.REPROVADO

Será dada a oportunidade de correção após o envio (somente 01 correção). No entanto, solicitamos o máximo cuidado e atenção na elaboração do texto, tabelas e figuras, pois pode resultar na RECUSA do trabalho. Em caso de solicitação de correção será fornecido aos autores um prazo de 03 dias para correções e devolução do resumo.

Originalidade – Resumos científicos e Revisões Bibliográficas já publicados em outros meios de comunicação, quer sejam expandidos ou não, não deverão ser encaminhados, sob pena expressa de recusa

Revisão por pares: Todos os trabalhos enviados para avaliação por pares sem identificação dos autores. No caso de pareceres contraditórios, haverá a submissão a um terceiro relator, para desempate.

Idioma: O idioma oficial do II Encontro de Cunicultores de Santa Catarina é o português. Porém cada trabalho deverá conter título, resumo e palavras-chave m inglês (Title, Abstract e Keywords).

 Composição do artigo científico: Título (Português, Inglês e espanhol); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Resumen; palabras claves; Introdução; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências bibliográficas. Agradecimento(s);

 Composição do artigo de revisão bibliográfica: Título (português e inglês), resumo com palavras-chave, abstract com key words, introdução, desenvolvimento do assunto, considerações finais e referências.

Composição do Relato de caso: O relato de caso não te formato definido. Para apresentação de resultados não conclusivos obtidos em pesquisas científicas, podem ser adotados os seguintes tópicos: Título, Autores, Resumo, Abstract, Introdução, Objetivo, Método, Relato do Caso, Discussão, Considerações Finais e Referências Bibliográficas (pode-se usar as mesmas normas para apresentação de artigos)

Formatação do texto: Os resumos científicos e relatos de caso em arquivo WORD devem ter, no máximo, quatro (4) páginas, incluindo tabelas, figuras e referências. As revisões bibliográficas em arquivo WORD devem ter, no máximo, seis (6) páginas, incluindo tabelas ,figuras e referências. Trabalhos maiores serão RECUSADOS.;

 Configuração da página: tamanho A4 (210 x 297mm); margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5; 2,5; 3,5; 2,5, respectivamente. As páginas devem ser numeradas no canto inferior direito. A fonte deve ser  Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5. Texto (corpo texto).

Título: Usar no máximo 20 palavras, devendo ser apresentado com fonte tamanho 14, negrito e centralizado. Descrever em português e inglês. Somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula exceto no caso de nomes próprios.

Autores –ATÉ OITO AUTORES. IDENTIFICAR O APRESENTADOR DO TRABALHO COM UM ASTERISCO (*). A primeira letra de cada nome/sobrenome deve ser maiúscula. Devem ser listados com o nome completo sem abreviações. Os nomes dos autores deverão ser separados por ponto e vírgula e centralizados, letra TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 12. Informar o endereço eletrônico somente do responsável pelo resumo científico. Incluir as afiliações, mediante chamadas numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, após o último sobrenome de cada autor. Deixar uma linha em branco após os autores.

Afiliações – Devem ser escritas na fonte TIMES NEW ROMAN, TAMANHO 8. Serão incluídas, logo após os autores, e deverão obedecer a mesma sequência das chamadas feitas nos nomes dos autores. Poderá conter o respectivo cargo e endereço de cada um dos autores. Incluir uma afiliação por linha, sendo aceitas, no máximo, sete. Deixar uma linha em branco após as afiliações.

RESUMO. Deve conter no máximo 1500 caracteres (incluindo espaços). As informações do resumo devem ser precisas e informativas. Evitar resumos extensos. Referências bibliográficas nunca devem ser citadas no resumo. O texto deve ser justificado e digitado em parágrafo único e espaçamento simples. A palavra RESUMO deve estar toda em letras maiúsculas, em negrito e centralizada.

ABSTRACT. Deve ser redigido no idioma científico, evitando-se traduções de aplicativos comerciais. O texto deve ser justificado e digitado em espaçamento simples. A palavra ABSTRACT deve estar toda em letras maiúsculas, em negrito e centralizado.

Palavras-chave e Key Words. Apresentar até seis (6) palavras-chave, key words e palabras chaves imediatamente após o resumo e respectivamente, em ordem alfabética. Devem ser elaboradas de modo que o trabalho seja rapidamente resgatado nas pesquisas bibliográficas. Não podem ser retiradas do título do artigo. Digitá-las em letras minúsculas, com alinhamento justificado e separadas por vírgulas. Não devem conter ponto-final.

Introdução: Contextualização breve do assunto, as justificativas para a realização da pesquisa e os objetivos do trabalho. Evitar discussão da literatura na introdução. A comparação de hipóteses e resultados deve ser feita na discussão. A palavra “Introdução” deve vir a esquerda do parágrafo, em negrito e escrita em inicial maiúscula.   A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5. Texto (corpo texto). Iniciar o texto deixando 1,0 cm da margem esquerda.

Material e Métodos. Descrição clara e com referência específica original para todos os procedimentos biológicos, analíticos e estatísticos. Todas as modificações de procedimentos devem ser explicadas.  A expressão “Material e Métodos” deve vir a esquerda do parágrafo, em negrito e escrita com iniciais maiúsculas. A fonte deve ser  Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5. Texto (corpo texto).

Resultados e Discussão. Os resultados devem ser combinados com discussão. Dados suficientes, todos com algum índice de variação, devem ser apresentados para permitir ao leitor a interpretação dos resultados do experimento. A discussão deve interpretar clara e concisamente os resultados e integrar resultados de literatura com os da pesquisa para proporcionar ao leitor uma base ampla na qual possa aceitar ou rejeitar as hipóteses testadas. Evitar parágrafos soltos e citações pouco relacionadas ao assunto. A expressão “Resultados e Discussão” deve vir a esquerda do parágrafo, em negrito e escrita com iniciais maiúsculas. A fonte deve ser  Times New Roman, tamanho 12; espaçamento 1,5. Texto (corpo texto).

Conclusões – Devem ser claras e redigidas no presente do indicativo, em parágrafo único e conter no máximo 1.000 caracteres com espaço. Não devem ser repetição de resultados. Devem ser dirigidas aos leitores que não são necessariamente profissionais ligados à cunicultura. Devem resumir claramente, sem abreviações ou citações, o que os resultados da pesquisa concluem para a cunicultura.  A palavra “Conclusões” deve vir a esquerda do parágrafo, em negrito e escrita com inicial maiúscula.

Referências bibliográficas. Apresentadas em ordem alfabética, justificadas e em espaçamento simples. Utilizar as normas a seguir:

1) As citações dos autores no texto deverão ser feitas com apenas inicial maiúscula seguidas do ano de publicação ou com todas as letras maiúsculas caso estejam dentro de parênteses, conforme exemplos: Resultados semelhantes foram também observados por Scapinello e Ferreira (1999) e Moura et al. (2000), como uma má formação congênita (MACHADO, 2009; BRUM et al., 2005);

2)Todos os autores do trabalho devem ser referenciados.

3) As Referências deverão ser efetuadas no estilo ABNT (NBR 6023/2002), conforme exemplos a seguir:

Exemplos:

Livro:
BERTECHINI A. G. Nutrição de monogástricos. Lavras. Editora UFLA, 2006. 301p.

Capítulo:
CARABAÑO R.; PIQUER J. The digestive system of the rabbit. In: DE BLAS, J. C.; WISEMAN, J. The nutrition of the rabbit. Cambridge: CAB International, 1998, p. 1-16.

Artigo:
CHEEKE, P.R.; GROBNER, M.A.; PATTON, N.M. Fiber digestion and utilization in rabbits. Journal Applied Rabbit Research, v. 9, n. 01, p. 25-30, 1986.

Resumo:
FERREIRA V. P. A.; MAURÍCIO R. M.; FERREIRA W. M.; et al. Comparação entre a digestibilidade in vivo e digestibilidade obtida através da técnica in vitro semi-automática de produção de gás de coelhos em crescimento alimentados com dietas contendo diferentes tipos e níveis de gordura. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 38, 2001, Piracicaba. Anais… Piracicaba: SBZ, 2001. (CD-ROM)

Dissertação/Tese/Trabalho de conclusão de curso

OLIVEIRA A. F.G. Subprodutos da mandioca na alimentação de coelhos. 69 p. Tese (Doutorado em Zootecnia) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2009.
Documentos eletrônicos:

GRIFON, D.M. Artroscopic diagnosis of elbow displasia. In: WORLD SMALL ANIMAL VETERINARY CONGRESS, 31., 2006, Prague, Czech Republic. Proceedings… Prague: WSAVA, 2006. p.630-636. Acesso em 12 fev. 2007. Online. Disponível em: http://www.ivis.org/proceedings/wsava/2006/lecture22/Griffon1.pdf?LA=1
 

Agradecimentos. Opcional, respeitando o número de páginas. Com fonte Times New Roman tamanho 10, justificado.

Uso de tabelas. O título das tabelas deve ser abrangente e escrito com letras em tamanho 12, espaçamento simples. Não utilizar siglas no título da tabela. Todas as tabelas devem ser autoexplicativas, evitando a utilização de siglas e caso sejam utilizadas, descrever o significado das mesmas no rodapé da tabela. Usar tamanho de letra 10 e espaçamento simples para elaboração da tabela. As notas de rodapé deverão ser apresentadas com letra tamanho 9 e em espaçamento simples.

Uso de figura. As figuras utilizadas devem apresentar alta resolução e permitir fácil visualização. Descrever e numerar as figuras com letra tamanho 10, espaçamento simples, sendo a descrição colocada abaixo.

 

ESTRUTURA DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

As normas serão as mesmas dos resumos científicos.

Estrutura da Revisão de literatura – O texto deve ser dividido em seções, em negrito, na seguinte ordem: Título, Resumo, Palavras-Chave, Title, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento, Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências Bibliográficas.

O número máximo de páginas para esta opção de trabalho é de seis (06) páginas.

Poderão ser utilizadas até 10 referências bibliográficas. NO ENTANTO, pelo menos 50% das referências usadas deverão ser dos últimos 10 anos. O EXCESSO DE CITAÇÕES ANTIGAS PODE RESULTAR EM REPROVAÇÃO DO TRABALHO.

Será avaliado também, o MÉRITO CIENTÍFICO das revisões de literatura. Assim, assuntos sem relevância, ou que tenham sido constantemente pesquisados, serão RECUSADOS. Desta forma, sugerimos temas/assuntos atuais para serem revisados.